PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO ACOLHE NOVO PÁROCO!

Ele nos amou primeiro” (1Jo 4,19).

A Catedral Diocesana de Diamantino – MT, sede do Bispado, acolheu, na noite do último Domingo, 19 de julho, a Solene Celebração Eucarística com o rito de posse canônica do Pe. Gilberto Dutel Machado, que, tendo concluído o mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense em Roma – ITA, passa a exercer o ofício de Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – MT, até então sob o cuidado pastoral do Pe. Rodrigo Adalberto de Oliveira, nomeado pároco para a Paróquia Sagrada Família em Nova Mutum – MT.

A Missa foi presidida por Dom Vital Chitolina, scj, nosso Bispo Diocesano, concelebrada por alguns Presbíteros do Clero local, contando, ainda, com a participação de Autoridades civis municipais, Religiosas, Seminaristas e agentes leigos representantes de diversas Pastorais e Movimentos paroquiais.

Durante o Rito previsto, deu-se a leitura da Provisão canônica, acolheu-se a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade do novo Pároco e entregou-se a ele alguns símbolos que representam o apostolado paroquial que, de agora em diante, é chamado a exercer com dedicação: as chaves da Igreja e do Sacrário, a água para a administração do Sacramento do Batismo e a Estola roxa utilizada pelo Padre durante o Sacramento da Penitência.

Ao término da Celebração, em seu discurso, Pe. Gilberto enfatizou as responsabilidades que são confiadas aos que, pela Igreja, são chamados a exercer o oficio de Pároco e pediu a oração de todos os paroquianos por esta sua nova missão. Na mesma ocasião, Pe. Rodrigo despediu-se da Comunidade paroquial, agradecendo aos fiéis diamantinenses pelo carinho com que o acolheram e cooperaram em seu paroquiato, pedindo aos presentes que estendam a mesma solicitude ao novo Pároco.

Dom Vital, antes da bênção final, em um bonito apelo vocacional, lembrou também que Pe. Gilberto, como outros Presbíteros ali presentes, foram sustentados em sua caminhada vocacional pela oração e colaboração do Povo de Deus e, concluindo, pediu aos fiéis presentes e aos que acompanhavam a transmissão pelos Facebook da Diocese, que sejam perseverantes no amor à Igreja, através do serviço de animação vocacional.

A Diocese de Diamantino, agradece ao Pe. Rodrigo pelo ministério doado à Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, ao longo dos quase dois anos em que à sua frente esteve. Ao Pe. Gilberto, estende também a Diocese suas boas vindas, rogando um ministério frutífero junto ao Povo diamantinense.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DA CELEBRAÇÃO:

Quer ver mais fotos? Acesse:  Paróquia Imaculada Conceição – Diamantino – MT