Home / Destaque / XI Encontro Diocesano de Secretárias e Secretários Paroquiais da Diocese de Diamantino – MT

IMG_3711

Aconteceu entre os dias 18 e 20 de junho o XI Encontro Diocesano de Secretárias e Secretários Paroquiais, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral, localizado no Seminário Jesus, o Bom Pastor. Dom Vital deu abertura ao encontro falando sobre o Plano Diocesano de Pastoral com o tema para o ano 2018, Igreja: Comunidade de Comunidades e sobre o papel dos leigos e leigas na evangelização da Diocese.

IMG_3690

O Encontro foi assessorado pelo vigário geral da Diocese Pe. Rodrigo Adalberto de Oliveira, que falou sobre como deve ser um ambiente de secretaria paroquial: lugar/espaço de acolhida e proximidade do fiel com a Igreja. Orientou também, sobre os Sacramentos conforme o Diretório dos Sacramentos da Diocese que está sendo elaborado e será concluído esse ano e livros de registros de batizados, casamentos e crismas.

Nesse encontro tivemos a presença de Nazly Santos do Sistema Pastoral Maistre Informática Ltda. Que orientou e tirou dúvidas sobre os cadastros diversos do sistema,  nos módulos Pastoral, Sacramentos e Secretaria e no módulo  Contábil  sobre as contabilizações automáticas geradas pelos recibos dos diversos módulos.

Também esteve presente o contador da Diocese e membro do Conselho Econômico Diocesano, Alandoardo Barbosa de Moraes que orientou sobre normas contábeis e procedimentos para uma boa administração e prestação de contas das paróquias.

Aconteceram também momentos importantes de espiritualidade e confraternização, visitas a Catedral e aos monumentos históricos da Diocese:  Matriz da Paróquia de Diamantino e Casa dos Viajantes.

WhatsApp Image 2018-06-22 at 15.05.28