Investidura dos novos Ministros da Paróquia São Sebastião de Arenápolis | Diocese Diamantino
Home / Paróquias / Arenápolis / Investidura dos novos Ministros da Paróquia São Sebastião de Arenápolis

Investidura dos novos Ministros da Paróquia São Sebastião de Arenápolis

KLL_7322

Na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa é o pão vivo que dá aos homens a vida mediante o Espírito Santo, e com a missão de levar a Santíssima Eucaristia a todos os paroquianos, a Paróquia São Sebastião de Arenápolis celebrou na ultima quarta-feira, dia 29 de Março, a investidura de 50 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) que deram o seu SIM ao chamado de Deus, para tão sublime Ministério. O ato de investidura faz menção a purificação do indivíduo ( aspersão de água benta no  blazer do ministro e oração )  momento de profissão de fé e  juramento ao serviço Ministerial Eucarístico.

A Missa foi presidida por Dom Vital Chitolina, bispo diocesano, e concelebrada por nosso Pároco Pe. Mauricio dos Santos Maidana. Durante sua homilia Dom Vital se dirigiu aos ministros dizendo: “ – Não se preocupeis com a missão, com o que vai acontecer amanhã, a Bíblia nos diz que cada dia tem sua própria preocupação. Eu louvo a Deus por essa noite onde tantas pessoas desta comunidade, casais e também  jovens, estão se colocando no caminho de Deus, no caminho da Igreja, exercendo essa tarefa a pedido do nosso Pároco  Pe. Maurício dos Santos Maidana que foi colocado aqui para exercer a função de Sacerdote, de Padre, de Pároco desta Paróquia de São Sebastião. Como dizia então, vocês através da disponibilidade, através da abertura do vosso coração, vocês estão colaborando com o Bispo nesta Igreja em estado permanente de missão como mando o nosso Plano Diocesano de Pastoral.”

Mais que desejo e interesse pessoal de servir a Igreja, para ser um MESCE é preciso ser escolhido pelo Pároco e atender alguns requisitos, como: ser uma pessoa idônea; ter participação ativa na comunidade e por ela ser bem aceito; ter condições e querer preparar-se para o ministério (CDC Cân.231 § 1); ter grau de cultura suficiente para se comunicar e exercer bem a sua missão; ter boa reputação, pela fé e pelo modo cristão de viver. “Por amor a Eucaristia aceitei o chamado de Deus, eis-me aqui Senhor para servir-te!” disse Marisa Moretto, Coordenadora da Pastoral da Catequese e agora também Ministra Extraordinária da Sagrada Eucaristia

Antes de assumirem as suas funções, os recém investidos,  receberam uma formação litúrgica e doutrinal para que possam exercer a sua função com a máxima dignidade e decoro.

Missão do Ministério Eucarístico

1º Levar Jesus aos enfermos;

2º Dar Jesus em comunhão. Dar a comunhão é dar Jesus aos que querem recebê-lo; é provocar encontro entre Jesus e o comungante;

3º Celebrar a palavra ou o culto dominical, na ausência do padre ou diácono;

4º Promover a Adoração a Jesus na Eucaristia nas pastorais ou movimentos, na ausência do padre ou diácono;

5º Cuidar das coisas ligadas a Jesus Eucarístico.

Confira as fotos clicando aqui.