Home / Santas Missões Populares

Santas Missões Populares

Logo smp

O QUE SÃO AS SMP?

É importante ter claro, o mais possível, o que são as SMP para vivenciá-las em profundidade e evitar mal-entendidos. Das muitas experiências vividas, refletidas e avaliadas, levam a descrever que as SMP são:

a) Uma sacudida: sacudir é acordar, tomar consciência do mundo que nos rodeia, da quilo que somos e queremos ser. Isso é para não desperdiçar a vida… É uma sacudida com rumos, com objetivos claros e corajosos capazes de responder os desafios sociais e eclesiais, e aos anseios mais autênticos plantados na natureza humana. Uma sacudida cujos efeitos positivos deverão continuar depois do processo das SMP.

b) Um tempo especial: as SMP deverá ser um tempo especial, pela intensidade dos conteúdos e pela metodologia usada. Tem a ver com um antes e um depois. Não um parêntese, mas uma parada ao longo da caminhada. Deve estar a serviço do tempo normal da vida; abrindo caminhos para o dia-a-dia que virá depois.

c) Uma atualização da missão de Jesus Cristo: o que vale mesmo é viver a missão de Jesus hoje, esta é a identidade do cristão. As SMP é um instrumento a serviço da missão de Jesus; valem na medida que ajudam a compreender melhor a missão de Jesus hoje. As SMP estão em função disso.

d) Um testemunho bonito e gratuito do seguimento de Jesus Cristo; um tempo especial de evangelização intensiva e extensiva, sem massificação;

e) Um grande retiro espiritual popular, que tem a ver com o sentido da vida e da história do mundo; Uma experiência profunda e existencial do Deus Trindade da Bíblia, vivida no coração da história, de maneira bem inculturada;

f) Uma visita e um abraço especial de Deus misericordioso para com seu povo querido…; um tempo para cultivar relações pessoais sinceras, fraternas e solidárias; um tempo especial de missão; um grande mutirão em defesa da vida de todos; tempo de profecia e de abraço; tempo de bonita vivência eclesial e de ecumenismo; tempo de graça e conversão; tempo de gratidão, alegria e partilha; enfim elas são um serviço à pastoral…

CONSEQUENTEMENTE AS SMP NÃO SÃO E NEM PODEM SER:

a) Uma simples nova técnica de pastoral; um trabalho pastoral paralelo a ser acrescentado em nossas agendas já lotadas; uma mexida qualquer, sem rumos, sem objetivos.

b) Uma espécie de pesquisa religiosa para saber quem é batizado, casado, quem frequenta a Igreja, quem paga o dízimo;

c) Um conjunto de palestras para corrigir erros ou divulgar normas morais;

d) A solução mágica de todos os problemas;

e) uma espécie de supermercado de produtos religiosos com promoções especiais;

f) Um conjunto de ritos e práticas religiosas com muita gritaria e barulho;
Se elas fossem assim, dariam um entusiasmo passageiro, oba-oba, fanatismo, moralismo, enfim: frustração e decepção.

-> São Paulo: exemplo de missionário

OBJETIVOS DAS SMP NA DIOCESE DE DIAMANTINO

1- DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO
Ser discípulo missionário de Jesus Cristo, através do estudo orante da Palavra de Deus, dando assim um verdadeiro sentido à vida.

2- REDE DE COMUNIDADES
Transformar a Diocese e as paróquias em uma rede bonita de comunidades eclesiais, unidas, ministeriais, acolhedoras, participativas, solidárias, missionárias, com celebrações vivas, indo ao encontro de todos, especialmente das famílias, dos pobres, das pessoas afastadas e da juventude.

3-VIDA E CIDADANIA PARA TODOS
Valorizar tudo o que há de bom nas pessoas e nas culturas, especialmente indígenas; denunciar males, vícios, consumismos, corrupções e desonestidades; cuidar da natureza, casa de todos; trabalhar em mutirão com as forças vivas da sociedade, para que haja vida e cidadania para todos.

ORAÇÃO PELAS SANTAS MISSÕES POPULARES
Jesus, Mestre e Senhor, ajudai-nos a ser discípulos (as) missionários (as) do vosso Evangelho dando sentido à nossa vida e missão. Que nossa Diocese e Paróquias formem uma rede de comunidades unidas, vivas e missionárias, acolhendo especialmente os pobres, as pessoas afastadas e os jovens.
Divino Espírito Santo, dai-nos vossos dons para combater males e vícios, valorizar tudo o que há de bom nas pessoas e nas culturas. Pedimos vida plena e cidadania para todos, especialmente para as pessoas excluídas e esquecidas.
Ó Deus Criador, ajudai-nos a zelar pela natureza que nos destes com generosidade, para ser casa de toda a humanidade.
Mãe Imaculada, padroeira da Diocese, primeira discípula, acompanhai nossa Igreja em missão. Amém.

I DIOCESANO RETIRO DAS SMP – NOVA MUTUM

smp

II DIOCESANO RETIRO DAS SMP – DIAMANTINO

II retiro diocesano 306

III DIOCESANO RETIRO DAS SMP – TANGARÁ DA SERRA

GEDC0872

IV DIOCESANO RETIRO DAS SMP – SAPEZAL

DSC05390

Deixe seu comentário