Home / Seminários / A Vocação Sacerdotal

A Vocação Sacerdotal

folder sem

A vocação sacerdotal é um chamado para o serviço na Igreja. Deus chama a quem ele quer, para viver sem reservas, dedicando toda a sua vida ao seu serviço. O sacerdote é alguém chamado do meio do povo e enviado para estar a serviço do mesmo povo nas coisas de Deus. A exemplo de Jesus, o Bom Pastor, o Padre tem por missão pastorear os fiéis a ele confiado.

QUEM SOMOS?
O Padre diocesano é aquele pertencente a uma Igreja particular, a Diocese, é consagrado a ela, posto a serviço dela para pastoreá-la, em comunhão com o bispo e com os demais membros do presbitério. com a Diocese possui vínculo jurídico, teológico, espiritual, esponsal e pastoral.

NOSSA ESPIRITUALIDADE E MISSÃO
A espiritualidade do padre diocesano está centrada na pessoa de Jesus o Bom Pastor. É na prática da caridade pastoral que o padre diocesano encontra o vínculo da perfeição sacerdotal e da santidade. À imagem do Bom Pastor é chamado a ser homem de misericórdia e compaixão, próximo do povo e servidor de todos. Na caridade pastoral está a fonte da sua espiritualidade sacerdotal. Seu fortalecimento para a missão encontra-se na frequência às Escrituras, aos sacramentos, à recitação da Liturgia das Horas e nos exercícios de piedade.

padres

O QUE É UMA DIOCESE?
É a porção do povo de Deus, que está numa região, sob a orientação do Bispo e de seus colaboradores. O Bispo de uma diocese é o sucessor dos Apóstolos. Ele é o pastor do rebanho e age como profeta, mestre e guia, alimentando o seu povo com a Palavra de Deus. Ele é o sacerdote que santifica pelos Sacramentos e que acompanha, conhece e caminha junto com suas ovelhas.

 

VOCAÇÃO E SENTIDO DA VIDA
“Ama a tua vocação com paixão, ela é o sentido da tua vida.” (Auguste Rodin)
Há no homem um desejo natural de felicidade. Como ensina o Catecismo da Igreja: “Este desejo é de origem divina: Deus o colocou no coração do homem, a fim de atraí-lo a si, pois só ele pode satisfazê-lo” (nº 1718). Esse desejo de felicidade está intimamente ligado ao sentido da nossa vida. Todos somos chamados a dar um sentido profundo à nossa vida. Para nós cristãos Deus é o sentido último da nossa existência, pois só Ele pode saciar os anseios íntimos do nosso coração. Como dizia Santo Agostinho: “Fizestes-nos para Vós e o nosso coração está inquieto enquanto não repousar em Vós”. Portanto, o sentido da vida está em caminhar para Deus para viver em comunhão com Ele: esta é a vocação do ser humano.
Dar rumo e sentido à vida é uma maneira de encontrar e seguir a nossa vocação. Podemos dizer que a vocação está em cada um como um mistério a ser decifrado. Para descobrir a própria vocação é preciso trilhar um caminho de discernimento. É preciso entender que vocação não se dá por acaso na vida de alguém e também não é uma escolha aleatória que se faz diante de várias alternativas, mas foi escrita por Deus no coração de cada pessoa.
Encontrar a nossa vocação é reconhecer, dentro da nossa própria história, o projeto de Deus que nos chma para uma missão. É descobrir para que viemos ao mundo, para que Deus nos criou, se descobrirmos isso, descobriremos o sentido do nosso existir e o caminho da nossa mais plena realização.

CHAMADO E DISCERNIMENTO
O jovem ao sentir-se chamado à vocação sacerdotal deve entrar em contato com o Padre de sua paróquia e com o Serviço de Animação Vocacional (SAV), para iniciar um processo de discernimento e acompanhamento vocacional preparando-se para ingressar no Seminário Menor Jesus, o Bom Pastor em Diamantino.

O QUE É UM SEMINÁRIO DIOCESANO?
É o local no qual os jovens que sentem o chamado de Jesus Cristo, recebem formação intelectual, espiritual e humana, comunitária e pastoral para melhor servir a Igreja de Jesus.

seminarios1

ETAPAS DE FORMAÇÃO
Seminário Menor: é o período inicial de formação e de adaptação no Seminário. As bases da vocação começam a ser alicerçadas através da oração e da vida comunitária. Esta etapa ocorre simultaneamente ao período de Ensino Médio.
Propedêutico: caso o jovem já tenha concluído o Ensino Médio, entrará diretamente no Propedêutico. Esta etapa é um tempo de preparação humana, cristã, intelectual e espiritual em preparação ao Seminário Maior com duração de, no mínimo, um ano.
Seminário Maior: é o período em que os candidatos às Ordens Sacras compartilham a vida, oram juntos, celebram a mesma liturgia que culmina na Eucaristia, a partir da Palavra de Deus recebem os ensimantos que vão iluminando sua mente e modelando seu coração para o exercício da caridade pastoral, preprarando-se assim para viver uma sólida espiritualidade de comunhão com Cristo Pastor e docilidade à ação do Espírito Santo, convertendo-se em sinal pessoal e atrativo de Cristo no mundo. Nesta etapa preparam-se intelectualmente e pastoralmente, através dos estudos de Filosofia (2 anos) e Teologia (4 anos) no Sedac.

O SEDAC
O Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa (SEDAC) é uma faculdade católica de cursos livres nas áreas de filosofia e teologia. Seus cursos são prioritariamente dirigidos aos seminaristas de Mato Grosso. Mas estão abertos também às congregações religiosas e aos fiéis leigos. O curso de Teologia tem duração de 4 anos e o de Filosofia 3 anos.

sedac

ORAÇÃO VOCACIONAL
Jesus Mestre Divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai força para que vos sejam fiéis, como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

NOSSOS ENDEREÇOS:
Seminário Menor Jesus, o Bom Pastor
Av. Conceição, s/n – Bairro São Benedito – Cx. Postal 91
CEP: 78400-000 Diamantino-MT
Fone: (65) 3336 – 1085

Seminário Maior Rainha dos Apóstolos
Rua Antônio Sotero de Almeida, 536 – Bairro: Construmat
CEP: 78115-330 Várzea Grande-MT
Fone: (65) 3685 – 1983

Deixe seu comentário