Home / Seminários / Seminário Maior

Seminário Maior

SEMINÁRIO MAIOR RAINHA DOS APÓSTOLOS – VÁRZEA GRANDE

Mais fotos…

Papa Francisco destaca três pontos fundamentais para todo seminarista

O sacerdócio não é um ministério a ser vivido solitário e tampouco de modo individualista, afirmou o Papa Francisco.
O primeiro diz respeito à “fraternidade”. A fraternidade dos discípulos “expressa a unidade dos corações, é parte integrante do chamado que vocês receberam”, afirma o Papa, que acrescenta logo em seguida: “O ministério sacerdotal não pode, de modo algum, ser individual e tampouco individualista”.
No seminário, escreve o Pontífice, “vocês vivem juntos para aprender a se conhecerem, a estimar-se, a ajudar-se, por vezes também suportar-se”, por isso – frisa –, “convido-os a aceitar este aprendizado da fraternidade com todo o ardor de vocês”.
Segundo ponto: a “oração”. A imagem evocada é a do Cenáculo, onde os discípulos rezam com Maria à espera do Espírito Santo. Disso, se deduz que na base da formação de vocês, ressalta o Papa Francisco, “está a Palavra de Deus, que chega ao íntimo de vocês, os alimenta e ilumina”.
Portanto, aconselha o Papa aos seminaristas, tenham “todos os dias longas horas de oração” e “deixem que a oração de vocês seja um convite ao Espírito”, do qual depende a construção da Igreja, o guia dos discípulos e o dom da “caridade pastoral”. Desse modo, assegura o Pontífice, indo àqueles aos quais são convidados, poderão ser aqueles “homens de Deus” que o povo quer que os sacerdotes sejam.
Por fim, o terceiro ponto, a “missão”. Os anos de seminário, indica o Papa Francisco, não são senão uma preparação com o “único objetivo” de tornar-se discípulos “humildes” capazes de “preferência pelas pessoas mais marginalizadas”, aquelas das “periferias”.
“A missão é inseparável da oração, porque esta abre ao Espírito e o Espírito os guiará na missão. E a missão – escreve ainda o Papa –, cuja alma é o amor, é a de levar aqueles que encontrarão a acolher a ternura” de Cristo, mediante os Sacramentos.

ORAÇÃO VOCACIONAL

Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos, numerosas e santas vocações ao Sacerdócio, que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho pela pregação da sua Palavra e pela administração dos Sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiéis. Dá-nos santos Ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiões da Eucaristia, o Sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo.
Chamais Ministros da vossa misericórdia, os quais, através do Sacramento da Reconciliação, difundam a alegria do vosso perdão. Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dóceis aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada. Ajudai os Bispos, os Sacerdotes, os Diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho. Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amém. (Bento XVI)
Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

NOSSO ENDEREÇO
Seminário Maior Rainha dos Apóstolos
Rua Antônio Sotero de Almeida, 536 – Bairro: Construmat
CEP: 78115-330 – Várzea Grande-MT
Fone: (65) 3685 – 1983
Email: seminariomaiordiocesano@gmail.com

NOTÍCIAS:

Reunião da Equipe Formativa do Seminário Rainha dos Apóstolos

– Carta Informativa – Seminário Maior Rainha dos Apóstolos

Deixe seu comentário