Home / Destaque / Paróquia de Tapurah: Missa Crioula celebra as tradições gaúchas em Ipiranga do Norte

Fé, tradição e família. Estas três palavram definem a 12ª Missa Crioula realizada neste último domingo, 18/09, em comemoração ao Dia do Gaúcho e da Gaúcha. A celebração realizada pelo Centro de Tradições Gaúchas “Herança Nativa”, com o apoio da Comunidade Nossa Senhora Aparecida de Ipiranga do Norte/MT, culminou os festejos da Semana Farroupilha no Município.

img_3910

Em meio a trajes, objetos, cantos e linguajar típicos a 12ª Missa Crioula uniu a fé católica com as tradições gaúchas, bem como a valorização destas no seio familiar. Na abertura, a cavalgada das bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Ipiranga do Norte e do CTG Herança Nativa simbolizou as migrações sul rio-grandenses em solo mato-grossense, cujas famílias fizeram de Ipiranga do Norte o seu novo lar, e a preservação de suas raízes históricas.

Objetos apresentaram os costumes da tradição que ainda fazem parte da vida de muitas famílias e repassadas entre as gerações. Para Cacilda Meneguetti Noro, 66 anos, patroa do CTG Herança Nativa pela 3ª vez, a missa crioula é uma celebração que a recorda de suas raízes: “A gente que saiu de lá sente muita falta da nossa terra. A gente se sente [na missa crioula] quase em casa. Espiritualmente a missa para nós é o alicerce da nossa tradição”, disse sorridente.

img_3920

De acordo com Cacilda Noro a realização da missa crioula na região começou por influência do tradicionalista Padre Paulo Aripe e têm-se mantido com a colaboração dos sacerdotes. Nessa manhã de domingo, foi presidida pelo dehoniano Padre Paulo Müller,scj, que encerrou a celebração eucarística com a declamação do poema “Porque os Padres Não Casam”, de autoria de Pe. Paulo Aripe.

Em sequência foi servido o almoço com churrasco de “costelão” ao som do grupo tradicionalista local “Herança”. O evento também contou com baile e apresentação de dança dos grupos mirim e juvenil do CTG de Ipiranga do Norte/MT.

Clique e veja mais fotos

Confira as fotos da 12ª Missa Crioula Ipiranguense:
(Assista às declamações em fb.com/cnsaipirangadonorte)

Texto e fotos: Karynne Fernandes – PASCOM Ipiranga do Norte/MT