Home / Paróquias / Arenápolis / Paróquia de Arenápolis celebrou solenemente a Festa de Corpus Christi

Paróquia de Arenápolis celebrou solenemente a Festa de Corpus Christi

No dia 04 de Junho deste ano, quinta feira dia Santo de Guarda, desde a madrugada os fiéis das mais diversas Pastorais e Movimentos numa atmosfera de fé e devoção enfeitaram a Avenida principal de nossa cidade para honrar e adorar o Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. Logo após a Santa Missa que teve início às 06h da manhã a procissão saiu da Igreja Matriz até a capela Nossa Senhora Aparecida onde comungaram o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

corpus christi arenapolis

Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar a presença real de Cristo em corpo, sangue, alma e divindade escondido sob o véu do sacramento da Eucaristia.

É uma festa religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana. A festa de Corpus Christi acontece no mundo todo sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.

Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas Missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é o Santíssimo Sacramento é conduzido geralmente pelo Bispo na sede da Diocese ou pelos párocos em suas respectivas paróquias acompanhados por multidões de fiéis em cada cidade.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico – cânon 944 – que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia, isto é, a obrigação de se manifestar ‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia’ e ‘onde for possível, haja procissão pelas vias públicas’, mas os bispos escolham a melhor maneira de fazer isso, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Isto é o meu corpo”… “isto é o meu sangue”… fazei isto em memória de mim” (Cf. Mt 26, 26-28; I Cor. 11, 24-25). Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.

corpus christi arenapolis1

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia os cristãos fiéis católicos são alimentados com o próprio corpo de Cristo, o pão vivo descido do céu como nos atesta o Santo Evangelho segundo João:
“Jesus, pois, lhes disse: em verdade, em verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre” (João 6:53-58).