Home / Movimentos / Apostolado da Oração e Mej / 32º Congresso Diocesano do Apostolado da Oração e Mej

32º Congresso Diocesano do Apostolado da Oração e Mej

Aconteceu neste dia 12 de junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na Paróquia São Sebastião de Arenápolis o grandioso Congresso diocesano do Movimento Apostolado da Oração e Movimento Eucarístico Jovem. Conhecido antes como Concentração diocesana do Apostolado da Oração agora foi elevado à categoria de Congresso e com a novidade do incentivo a participação dos jovens no Movimento Eucarístico Jovem – MEJ, antiga Cruzada Eucarística.

Essa já é a 32ª edição deste momento de unidade na Diocese de Diamantino. Nossa paróquia recebeu o Estandarte do Apostolado da Oração das mãos dos Padres de Lucas do Rio Verde e agora o entregou nas mãos dos Frades Capuchinhos da paróquia de Tangará da Serra que sediará o 33º Congresso do AO e MEJ no dia 3 de junho de 2016, dia do Sagrado Coração de Jesus.

congresso AO1

O Congresso foi muito bem organizado pelo nosso pároco o Revmº Pe Maurício dos Santos Maidana e pela coordenadora paroquial do Apostolado da Oração Srª Lourdes Ramalho. Todas as pastorais, movimentos, ministérios e serviços bem como voluntários foram envolvidos nos preparativos. A prefeitura municipal de Arenápolis decretou ponto facultativo, o que possibilitou o engajamento de maior número de pessoas para servir.

Nosso Congresso com o tema: “Dá-me um coração igual ao Teu” foi realizado no ginásio Poliesportivo do Colégio Estadual Filinto Müller que estava muito bem decorado. As delegações chegaram bem cedo e desde as 06h já estávamos servindo o café da manhã na quadra do colégio. O número de congressistas aproximou-se de 1300 pessoas; e voluntários cerca de 200 pessoas. Contamos com a presença agradável de vários Sacerdotes e Freiras, seminaristas maiores e menores e a especial presença de nosso Bispo Diocesano Sua Excelência Reverendíssima Dom Vital Chitolina, scj.

O período da manhã foi marcado pela acolhida das caravanas, animado pelo Ministério de Música “Unidos pela Fé”, coreografias apresentadas por nossos jovens, oração inicial, entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus, execução do hino do AO e abertura oficial do Congresso. Em seguida pregações realizadas por padres convidados, entronização do Imaculado Coração de Maria e récita do Santo Terço pelos seminaristas e demais jovens presentes. O seminarista Aroldo Camargo apresentou a relíquia de Santa Maria Margarida Alacoque exposta para veneração dos fiéis.

congresso AO

Devido ao número expressivo de congressistas o almoço foi servido em dois locais diferentes, a saber: salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida para as delegações das paróquias das foranias I e II e no salão da Matriz para as delegações das paróquias das foranias III e IV de nossas Diocese. Juntamente com nossa diocese também há muitos anos participam os membros do AO da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Nova Olímpia.

No período da tarde tivemos momentos fortes de orações, ato de desagravo, coroação do Sagrado Coração de Jesus, apresentação do Movimento Eucarístico Jovem, Terço da Misericórdia conduzido pelas Irmãs Discípulas do Divino Pastor, Santa Missa, procissão e bênção de envio com o Santíssimo Sacramento. Tudo muito lindo e bem organizado! Muita fartura de alimentos, muita alegria em servir por parte das pastorais, movimentos e voluntários.

Nosso pároco demonstrou muita satisfação e alegria pelo bom êxito do Congresso, externou sua gratidão pela presença e participação de todos e de maneira cordial agradeceu aos paroquianos pela solicitude, generosidade e comunhão e rogou ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria toda sorte de bênçãos e graças a todos e a cada um, bem como aos benfeitores que colaboraram direta ou indiretamente com nossa paróquia nesta ocasião pra lá de especial!