Home / Assembleias Diocesanas / Assembleias de Pastoral / Assembleia Diocesana Missionária 2011

Assembleia Diocesana Missionária 2011

ASSEMBLEIA DIOCESANA DTNO 2011 172

Aos vinte e nove dias do mês de outubro do ano dois mil e onze, sábado, às 13 horas e trinta minutos, reuniram-se em Assembléia Diocesana Missionária, no Centro Diocesano de Pastoral, junto ao Seminário “Jesus, o Bom Pastor”, em Diamantino, o administrador diocesano, o Coordenador de Pastoral Diocesano, os párocos, vigários paroquiais, reitores dos seminários, uma irmã religiosa por paróquia, os seminaristas diocesanos, e missionários das paróquias, com o objetivo de: Avaliar a caminhada do Projeto das Santas Missões Populares e Planejar as atividades a serem desenvolvidas para o ano de 2012. A Assembléia foi coordenada pelo Pe. Benedito Vieira Neto, Coordenador diocesano de Pastoral e das SMP, assessorado por Pe. Antenor Perini, Secretário Executivo da CNBB, Regional Oeste 2. Os locutores oficiais da assembléia foram Pe. Rodrigo Adalberto de Oliveira e o missionário João Paulo. A Equipe de acolhida e ambiente esteve formada pelas Paróquias de Nova Mutum e Alto Paraguai. A animação ficou a cargo das Paróquias de Denise, Arenápolis e Campo Novo do Parecis. A equipe de secretaria formada por Maria Lucimar B. R. Kern e Maria Aparecida Zamparoni Garbosa , e Cleiton Anderson Profílio dos Santos no data show. Pe. Rodrigo coordenou a apresentação dos participantes que foi dividida por paróquias de cada setor, onde os missionários se apresentaram e fizeram uma rápida exposição das atividades missionárias realizadas que se destacaram durante o ano. Após a apresentação fizemos a Oração de abertura da assembléia, Ofício Divino de Nossa Senhora, coordenado pelas Paróquias de Lucas do Rio Verde, Tapurah e São José do Rio Claro. Continuando Pe. Reinaldo Braga Junior, Administrador Diocesano saudou a todos os presentes. Continuando Pe. Benedito acolheu a todos salientando a apresentação das atividades missionárias de todas as paróquias e apresentou a pauta da assembléia. Agradeceu aos que aceitaram as tarefas da assembléia e disse que o objetivo da mesma é: reunir, reavivar e retomar a caminhada. Após Pe. Antenor Perini, fez uma apresentação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil 2011 a 2015, documento nº 94 da CNBB com o tema: Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14,6), cujo objetivo geral é: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo. Continuando os trabalho desse dia, Pe. Benedito encaminhou a avaliação do primeiro ano de missões que será realizada por paróquia após a missa e apresentada em plenária no domingo pela manhã. Às dezessete horas e quarenta minutos a assembléia foi liberada para o jantar e em seguida todos se dirigiram à Comunidade de São Cristóvão no Bairro Novo Diamantino, onde participou da celebração da Santa Missa naquela comunidade às dezenove horas. Após a Santa Missa a assembléia retornou ao seminário onde foi realizado o trabalho em grupo por paróquia para a avaliação e após descanso.

ASSEMBLEIA DIOCESANA DTNO 2011 067

Os trabalhos do segundo dia, 30 de outubro de 2011, domingo, tiveram início às seis horas e trinta minutos com a reza do terço missionário em frente ao centro de Pastoral coordenado pelas equipes das Paróquias de Sapezal e Nortelândia, o terço foi sendo formado por pessoas representando as dezenas nas cores dos cinco continentes e reflexões sobre cada um deles. Após formado o terço o seminarista Adriano relembrou a todos a história da morte do Pe. João Bosco Burnier, padre missionário, que está enterrado no cemitério do seminário e a missionária Valeska da paróquia de Nova Mutum contou aos presentes sobre a participação dela e do seminarista Adriano na Romaria realizada ao local onde ele foi assassinado, Ribeirão Cascalheira.

ASSEMBLEIA DIOCESANA DTNO 2011 104

Os trabalhos da manhã, após o café, às 08:00hs continuou com a Plenária de um representante de cada paróquia, onde cada um relatou as boas notícias ocorridas e também os desafios que persistem desfiando a fidelidade missionária. Em seguida após um breve intervalo deu-se o início da proposta de operacionalização das Semanas missionárias a serem realizadas respectivamente nas treze paróquias durante o ano próximo de 2012. Ainda O padre Benedito, repassou duas apostilas, uma contendo o resumo sobre os Setores missionários, e o que é necessário para organizá-lo bem, e o outro, contendo um resumo sobre as Semanas Missionárias, com finalidade de ajudar os missionários a estudar mais e melhor preparar os Setores paroquiais para as mesmas. O encerramento deu-se com celebração do Ofício Divino das Comunidades, preparado pelos missionários leigos de Tangará da Serra e com a benção do Envio dada pelo Frei Natalício, o mais antigo missionário Presbítero, juntamente com o Pe. José Vicente, o mais antigo Presbítero da Diocese de Diamantino, na companhia do Pe. Antenor Petini, representante do Regional Oeste 2. Assim os Missionários/as novamente foram reenviados para suas respectivas “Galiléias”.